Abertura por onde sopra o vento da poesia e minha jangada atravessa em direção ao mar literário, pescando palavras, sons, imagens, compondo esse museu de mim e não deixando morrer asfixiada a alma.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Bial, a renda e sua tessitura mágica
Beatriz Maria, 79 anos, pequena-gigantesca mulher da comunidade Boqueirão que, ao se transfigurar na conhecida Bial, maneja de forma mágica e lúdica seus bilros, tecendo belas rendas e parte da minha infância. Lembro-me de não compreender como aquela mulher de aparência e estatura tão frágeis conseguia fazer tanta renda bonita e "alva" - como o dia que lá fora, no quintal, se mostrava- manejando apenas alguns pequenos "pedaços de pau", sentada em um canto da sala, sempre próximo à janela de sua casa tão acolhedora e que apesar de sua simplicidade era para mim um grande e doce mistério, como se a cada cômodo ou a cada gesto me fosse possível viver grandes aventuras e emoções.
Passeios, missas, noites inteiras em farinhadas... tudo me foi proporcionado na casa de Bial... e hoje consigo apreender os significados e os ensinamentos que cada um desses momentos tiveram em minha infância e na minha vida!!
Bial e seus bilros mágicos
a renda de Bial
Fotos: O Diário Lajespintadense
Milagreira!!!
CICLO
irrigaram mel
na minha veia
mês passado
menstruei formigas.
Iara Carvalho - poetisa curraisnovense
In.: Milagreira. Currais Novos: Casarão de Poesia Edições, 2011.
irrigaram mel
na minha veia
mês passado
menstruei formigas.
Iara Carvalho - poetisa curraisnovense
In.: Milagreira. Currais Novos: Casarão de Poesia Edições, 2011.
Jangada ao mar...
Embora ainda seja janeiro, prefiro lançar minha jangada ao mar nas águas de março...
30 anos sem Elis Regina...
"Choram Marias e Clarices no solo do Brasil". No dia 19 de janeiro de 1982, Elis era encontrada morta no quarto de seu apartamento, vítima de uma overdose de álcool e cocaína. Era tarde... já estávamos todos enebriados com seu monstruoso talento, viciados em sua voz sedutora, arrebatados com suas interpretações, seduzidos por seu olhar e sorriso aberto, sincero...
Pimentinha como faz falta o seu tempero musical!!!
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Zarpando... porque toda viagem começa em casa!!!
O que há no tabuleiro da baiana eu não sei, mas no quintal da minha mãe tem...
Fotos: arquivo pessoal
Fotos: arquivo pessoal
Assinar:
Postagens (Atom)